domingo, 13 de setembro de 2009

Salada Olivier


Salada Olivier é o nome original daquilo a que nós chamamos de salada russa em Portugal. Mas a salada russa original ou olivier é um bocadinho diferente daquela que nós fazemos em Portugal, levando por exemplo, aquilo a que os russos chamam de "Doctorskaya Kolbasa", no seu original "докторская колбаса", que é uma espécie de mortadela. Fazendo uma pequena pesquisa na internet encontrei que o "Doctorskaya Kolbasa" é uma imitação, ou vice-versa, da mortadela bolonhesa. Podem ler aqui. Leva também pepinos em conserva (são salgados, assim tipo pickles), que eu não sei se existem em Portugal. Sei que existem "cornichons", mas o sabor é um bocadinho diferente do destes pepinos em conserva. Encontrei este blog que ensina a fazê-los. Quando estiver em Portugal, vou procurar por estes pepinos em conserva e se não encontrar, vou experimentar fazer usando "cournichons". E estando eu, de momento, na Rússia, tinha que experimentar fazê-la, com a ajuda da minha esposa, Olga (Оля) e da minha Sogra Natália, ambas Russas e às quais agradeço a ajuda na preparação desta receita.

Podem ler um pequeno texto sobre a história desta salada aqui

Ora então cá vai!


Ingredientes:

3 ovos cozidos
1 cebola
4 batatas
2 cenouras
400 g de "Doctorskaya Kolbasa"
1 lata de ervilhas média
2 pepinos em conserva
maionese q.b.













Preparação:

Cozem-se as batatas, sem pele, as cenouras e os ovos. Enquanto estas cozem, cortam-se em cubos pequeninos, os pepinos e os pimentos de conserva. pica-se a cebola, também em cubinhos muito pequeninos. Se os ovos já estiverem cozidos podes-se efectuar a mesma operação: cortar em cubos.




Após as batatas e cenouras cozerem, cortar também em cubos.



Juntar tudo no recipiente para a salada e envolver.




Adicionar maionese a gosto e voltar a envolver. Vá adicionando aos poucos e provando até estar ao seu gosto. Pode também ir adicionando sal, caso ache que a salada ficou muito doce. O pepino em conserva dá-lhe algum sal, mas geralmente não é o suficiente. Eu coloco sempre um bocadinho.

E pronto, está pronta a salada Olivier, ou como é conhecida entre nós: salada Russa!

Bom apetite!!






2 comentários:

Pedro Contente disse...

Os pepinos em conserva sempre exitem em Portugal :) Fui ao Feira Nova (passe a publicidade) e lá estavam eles! :) Exactamente o que preciso para poder fazer esta excelente salada!

Anónimo disse...

Os legumes em conserva na Russia não são propriamente iguais a Portugal, é uma espécie de legumes fermentados, sem aquele sabor avinagrado...no Porto há pelo menos 2 lojas de Russos que vendem esses produtos importados, e dá para fazer igual.

Blog Widget by LinkWithin